Pular para o conteúdo principal

Os 3 R's da Sustentabilidade


Significado

Os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).




Reduzir

Se prestarmos atenção nas compras que realizamos no cotidiano e nos serviços que contratamos, perceberemos que adquirimos muitas coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente.

Ações práticas para reduzir:

- Uso racional da água: não desperdiçar, tomar banhos curtos, não usar água para lavar a calçada, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorra vazamentos na rede de águas, etc.

- Economia de energia: usar aquecimento solar nas casas, apagar as lâmpadas de cômodos desocupados, usar lâmpadas fluorescentes, usar o chuveiro elétrico para banhos curtos, etc.

- Economia de combustíveis: fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta. Gera economia, faz bem para a saúde e ajuda e diminuir a poluição do ar.

- Economia de consumo: destinar corretamente equipamentos de informática e eletroeletrônicos que estão com defeitos e/ou obsoletos, a Gitap.Adm, ajudam a servir como parte de peças para conserto de outros equipamentos e assim para mantê-los funcionando a fim de ter serventia para outras pessoas a custo mais baixo, reduzindo a busca desenfreada por novos equipamentos e aceleração da Indústria.

Reutilizar

Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isto ocorre, pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente.

Vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objetivo que você não quer mais.

Ações práticas para reutilizar:

- Uma roupa rasgada pode ser costurada ou ser transformada em outra peça (uma calça pode virar uma bermuda, por exemplo).

- Computadores, impressoras e monitores com defeito, quebrados ou obsoletos podem ser doados para Gitap.Adm que recondiciona ou reutiliza peças para futuros consertos de outros equipamentos.

- Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas.

- Folhas de papel com impressão em apenas um lado podem ser transformadas em papel de rascunho, ao usar o lado em branco.

- Um móvel (armário, sofá, guarda-roupa, estante, escrivaninha, mesa, cadeira, etc) quebrado não precisa ir parar no lixo. Eles podem ser consertados ou doados para Gitap.Adm que pratica os 3R's da sustentabilidade.

- A água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para lavar o quintal.

- Com criatividade e embalagens, palitos e potes de plástico é possível criar vários brinquedos interessantes.

Reciclar

A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (eletroeletrônicos, equipamentos de informática, plástico, metais, papel, madeira) do lixo orgânico. A Gitap.Admrealiza esta coleta, faz a triagem, e destina o que deve ser reciclado para os agentes de reciclagem licenciados, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.

Quando alguém joga fora um eletro eletrônico no lixo comum, geralmente, um curioso pega para testar em casa e quando constata que o mesmo não funciona e ainda não sabe consertar e nem mesmo para onde devolver, acaba jogando pela "ribanceira" abaixo, na rua, nos rios ou em qualquer lugar, o que pode provocar enchentes e poluição ao meio ambiente. Sem contar com aqueles que compram lixo eletrônico e que estão apenas interessados no 'ouro" das placas. É extremamente proibido e desaconselhável retirar ouro das placas utilizando métodos domésticos, e colocando em risco pessoas e crianças com as soluções químicas corrosivas utilizadas para tanto. E também estes que compram as placas geralmente despacham o que não estão interessados no lixo comum.

Comentários

Em 2024 a Gitap.adm aceita sua doação para crescer

Desde o ano de 2017 que mantenho esse projeto de coleta de lixo eletrônico e resíduos sólidos em geral. Apesar de muito difícil, pois trabalho sozinho, amo o que faço ! Com prazer, colaboro com o Meio Ambiente e a sociedade fazendo reciclagem. Meu objetivo é expandir o atendimento para mais pessoas e coletar maior volume de lixo com um carro maior e praticar a reciclagem dos materiais que recebo, de forma mais rápida com máquinas de reciclagem adequadas. Hoje reciclo tudo de forma manual. Com sua doação posso adquirir máquinas e equipamentos de reciclagem e dar entrada em um carro tipo mini truck para poder fazer mais coletas! Pode fazer sua doação de qualquer valor através do site https://www.vakinha.com.br/4371388 . Agradeço sua colaboração e o Meio Ambiente também !♻