Pular para o conteúdo principal

A corrida pelo ouro do Lixo Eletrônico !

Há muito se fala na chamada "mineração urbana", que pode substituir o minério extraído das jazidas pelas "toneladas" de ouro e prata que vão parar no lixo depois que os equipamentos eletrônicos chegam ao fim de sua breve vida útil.

Mas nem tudo é tão simples quanto parece.

Dave Holwell, um especialista em economia mineral da Universidade de Leicester, no Reino Unido, afirma que não se pode comparar o setor mineral tradicional com a extração de metais de aparelhos reciclados.

Segundo ele, a mineração tradicional produz anualmente cerca de 2.700 toneladas de ouro - cerca de 7,4 toneladas por dia. Para fazer o mesmo a partir de celulares reciclados seria necessário extrair todo o ouro de 300 milhões deles. E, se fizéssemos isso todos os dias, os cerca de sete bilhões de celulares ativos no mundo iriam acabar em 23 dias.

Assim, apelar unicamente para os aspectos econômicos da necessária reciclagem dos aparelhos eletrônicos pode não ser o melhor negócio, mesmo se forem levados em conta os computadores.

De fato, as promessas de ouro fácil têm atraído a atenção de muitos empresários, mas alguns deles perderam o entusiasmo rapidamente, afirmando que não conseguem lucrar com o negócio.

Talvez por isso, até agora o que tem florescido não é exatamente uma mineração urbana, mas um garimpo urbano, com a reciclagem do lixo eletrônico ficando a cargo de pequenas empresas em países com mão de obra muito barata, com sérios riscos à saúde desses trabalhadores e de mais contaminação do meio ambiente. Como é urgente dar uma destinação ao lixo eletrônico, tenha ele ouro suficiente ou não, a busca por tecnologias que barateiem e facilitem a reciclagem é uma necessidade premente. E esse esforço passa necessariamente pelo projeto "reciclavelmente amigável" dos novos aparelhos.

A Gitap.Adm não compactua com a ideia de extrair ouro de lixo eletrônico da forma amadora que pode ser assistida em vários vídeos informais disponíveis na Internet, pois a forma correta deve ser realizada por empresa especializada e ambientalmente licenciada para o tratamento de resíduos industriais através a utilização de técnicas de hidrometalurgia e pirometalurgia adequadas para tanto.

Para recuperar esse metal (ouro) do lixo eletrônico, há,
basicamente, dois caminhos. Um é a pirometalurgia, que consiste em incinerar o lixo eletrônico (incluindo peças de plástico etc.) e, depois, separar os metais por ponto de fusão (o ouro, por exemplo, derrete a aproximadamente 1070 Cº).
Trata-se do método mais barato, porém, o processo de incineração gera muitos gases tóxicos e os metais recuperados dessa forma têm baixo teor de pureza.
O segundo caminho é o da hidrometalurgia – termo adotado para designar processos diferentes que têm, em comum, a meta de dissolver o metal por meio de reações químicas, separando-o de outras substâncias. Uma vantagem é o alto teor de pureza obtido. No caso do ouro, porém, o procedimento costuma incluir cianeto de potássio – substância altamente tóxica, que pode levar à morte mesmo em baixas quantidades. Cientistas vem trabalhando a descoberta de extração do ouro de lixo eletrônico sem utilizar cianeto. Com isso, reduz-se a toxicidade em cerca de 90%”. A abordagem também é mais rápida, reduzindo o tempo de lixiviação do metal de uma semana para duas horas.

Portanto, a Gitap. Adm, permanece centrada na ideia de Reutilização e Reaproveitamento (up-cycle) do lixo eletrônico para fins de recondicionamento de aparelhos eletroeletrônicos e de informática dando-os vida útil de funcionamento e serventia. O lixo eletrônico que não puder ser recondicionado, a Gitap.Adm direciona para Indústria de reciclagem no Brasil que por sua vez pode também redirecionar para Indústria de outros países, licenciadas ambientalmente.

Comentários

Em 2024 a Gitap.adm aceita sua doação para crescer

Desde o ano de 2017 que mantenho esse projeto de coleta de lixo eletrônico e resíduos sólidos em geral. Apesar de muito difícil, pois trabalho sozinho, amo o que faço ! Com prazer, colaboro com o Meio Ambiente e a sociedade fazendo reciclagem. Meu objetivo é expandir o atendimento para mais pessoas e coletar maior volume de lixo com um carro maior e praticar a reciclagem dos materiais que recebo, de forma mais rápida com máquinas de reciclagem adequadas. Hoje reciclo tudo de forma manual. Com sua doação posso adquirir máquinas e equipamentos de reciclagem e dar entrada em um carro tipo mini truck para poder fazer mais coletas! Pode fazer sua doação de qualquer valor através do site https://www.vakinha.com.br/4371388 . Agradeço sua colaboração e o Meio Ambiente também !♻