Pular para o conteúdo principal

Poluição atmosférica cai mundo afora com a pandemia de Covid-19


Redução das emissões de gases de efeito estufa foi observada nos Estados Unidos, China e Itália como consequência da menor atividade econômica.

Com o planeta focado em combater a pandemia de Covid-19, a poluição e as emissões de gases de efeito estufa caíram consideravelmente como consequência da diminuição da atividade econômica, cancelamento de vôos e menor circulação de carros. Mas, assim como em outras situações de crise, os níveis provavelmente voltarão a atingir picos após o fim da pandemia.

Em Nova York, as emissões de monóxido de carbono oriundas de automóveis diminuiu 50% em comparação ao ano passado, segundos dados de pesquisadores da Universidade de Columbia revelados à BBC. Faz sentido, já que o tráfego da cidade caiu em 35% com a chegada do coronavírus. Além do monóxido de carbono, pesquisadores descobriram que o dióxido de carbono diminuiu em até 10% e o metano também apresentou quedas – ambos são gases de efeito estufa que intensificam o aquecimento global.

Na China, epicentro da pandemia, as emissões de CO2 diminuíram 25% em um período de apenas duas semanas, o que pode resultar em uma redução de 1% do valor de 2020, segundo estimativas. E os níveis de NO2, um outro gás de efeito estufa, também caíram. (...)

Novos dados mostram que a Itália – (...) – também viu seus níveis de poluição caírem drasticamente, como consequência do isolamento social obrigatório e o fechamento de estabelecimentos e fábricas. O satélite Copernicus Sentinel-5P, da Agência Espacial Europeia (ESA), capturou essa queda nas emissões de dióxido de nitrogênio. (...)

Não é incomum que emissões de gases poluentes diminua em períodos de incerteza, devido a redução da atividade econômica. Mas elas sempre voltam a subir, às vezes mais rapidamente do que o normal. Após a crise financeira de 2008, por exemplo, as emissões de carbono subiram 5% repentinamente, como resultado dos estímulos financeiros dados ao setor de combustíveis.
Publicação compartilhada de Super Interessante Por Bruno Carbinatto - Atualizado em 25 mar 2020, 14h23 - Publicado em 21 mar 2020, 10h51

Comentários

Em 2024 a Gitap.adm aceita sua doação para crescer

Desde o ano de 2017 que mantenho esse projeto de coleta de lixo eletrônico e resíduos sólidos em geral. Apesar de muito difícil, pois trabalho sozinho, amo o que faço ! Com prazer, colaboro com o Meio Ambiente e a sociedade fazendo reciclagem. Meu objetivo é expandir o atendimento para mais pessoas e coletar maior volume de lixo com um carro maior e praticar a reciclagem dos materiais que recebo, de forma mais rápida com máquinas de reciclagem adequadas. Hoje reciclo tudo de forma manual. Com sua doação posso adquirir máquinas e equipamentos de reciclagem e dar entrada em um carro tipo mini truck para poder fazer mais coletas! Pode fazer sua doação de qualquer valor através do site https://www.vakinha.com.br/4371388 . Agradeço sua colaboração e o Meio Ambiente também !♻