Pular para o conteúdo principal

Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Você já ouviu falar sobre a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) ?!

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é a Lei Federal nº 12.305/2010, criada em 2010 e tem por objetivo a gestão integrada de resíduos sólidos no Brasil. Alguns exemplos de resíduos contemplados são os domiciliares, industriais e até resíduos perigosos (corrosivos, tóxicos e etc.). Os únicos tipos de resíduos não abrangidos pelo documento são os radioativos, os quais possuem uma legislação própria.

Quem precisa cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Lei nº 12.305 instituida no ano de 2010 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). Ainda, institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo. Isso quer dizer que desde a elaboração até o consumo de um produto, todos os participantes desse ciclo (fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e os consumidores), possuem responsabilidade sobre os resíduos gerados. Nesse sentido, a PNRS define essa responsabilidade como responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto. A lei prevê que os responsáveis são todos os atores que fazem parte do ciclo de vida do produto. Isso quer dizer que desde a elaboração até o consumo de um produto, todos os participantes desse ciclo (fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e os consumidores), possuem responsabilidade sobre os resíduos gerados.Nesse sentido, a PNRS define essa responsabilidade como responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

E o que é a Logística Reversa ?!


A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Então !!!

A Gitap.Adm segue seu trabalho de coleta de diversos tipos de resíduos sólidos, e eletrônicos e de informática, como pode ser conferido no link do nosso site https://www.gitap.adm.br/p/o-que-coletamos.html para reciclagem (logística), reaproveitamento, recondicionamento ou Logística Reversa.

Atualmente, no universo de milhares de tipos de resíduos sólidos mais específicos, além dos que a Gitap.Adm coleta, existem fabricantes que coletam seus próprios produtos fabricados pós consumo. Isso significa dizer que a responsabilidade de uma empresa por um produto comercializado não acaba quando ele é comprado pelo consumidor, mas, apenas, quando a empresa consegue retornar os resíduos para a cadeia produtiva, justamente para direcionar os resíduos de forma correta e minimizar o impacto ambiental.

Um exemplo a ser seguido é o da Nespresso que ajuda o Meio Ambiente e a Sociedade ao prestarem o serviço de receberem de volta as cápsulas usadas pelo consumidor, através de mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país. Confira os detalhes no site da Nespresso através do link https://www.nespresso.com/br/pt/como-reciclar 

Comentários

Em 2024 a Gitap.adm aceita sua doação para crescer

Desde o ano de 2017 que mantenho esse projeto de coleta de lixo eletrônico e resíduos sólidos em geral. Apesar de muito difícil, pois trabalho sozinho, amo o que faço ! Com prazer, colaboro com o Meio Ambiente e a sociedade fazendo reciclagem. Meu objetivo é expandir o atendimento para mais pessoas e coletar maior volume de lixo com um carro maior e praticar a reciclagem dos materiais que recebo, de forma mais rápida com máquinas de reciclagem adequadas. Hoje reciclo tudo de forma manual. Com sua doação posso adquirir máquinas e equipamentos de reciclagem e dar entrada em um carro tipo mini truck para poder fazer mais coletas! Pode fazer sua doação de qualquer valor através do site https://www.vakinha.com.br/4371388 . Agradeço sua colaboração e o Meio Ambiente também !♻